11.06.2018

Snowman

Saiba mais sobre a história do grande campeão de 80 dólares

A história deste cavalo começou aos oito anos, quando foi comprado por US$80 em um leilão de animais que iam para o abate. O comprador foi o imigrante holandês Harry de Leyer, que se mudou para os Estados Unidos para fugir da II Guerra e trabalhar como instrutor de equitação.

Após comprar o tordilho, em 1956, Harry vendeu o cavalo ao seu vizinho, que precisava de um animal para puxar o arado. Foi então que ele conheceu a habilidade do cavalo para o Salto: todas as noites Snowman saltava a cerca que dividia as duas propriedades para voltar a casa de Harry, que decidiu treinar o animal para competições da modalidade. 

 

Snowman tinha um temperamento muito dócil e, além de grande campeão, era um animal de estimação muito querido pela família de Harry

 

Depois de dois anos, o conjunto já colecionava títulos e ganhava fama nos concursos de mais alto nível nacional dos EUA. A história dramática e inspiradora desse conjunto bem improvável é contada por Elizabeth Letts no livro "The Eighty-Dollar Champion", que em 2015 se tornou o documentário "Harry and Snowman", que está disponível no Netflix.

 

Snowman e Harry de Leyer 

Mesmo recebendo grandes ofertas pelo cavalo, Harry nunca o vendeu. Snowman morreu aos 26 anos, na fazenda da família e, em 1992 entrou para o hall da fama do Salto nos Estados Unidos, o Show Jumping Hall of Fame.