25.09.2017

Secretariat

Conheça a história do campeão da Tríplice Coroa de 1973

Não precisa ser um grande conhecedor do mundo das corridas para conhecer o nome Secretariat. Dono de vários recordes, o cavalo tinha uma característica física que o colocava na frente de todos os seus adversário: o ângulo de sua passada de galope era muito aberto. Segundo estudos, com essa característica o Big Red - como também era chamado em função de sua altura, 1,68m - ficaria na frente de vários outros campeões, mesmo que em épocas diferentes da sua.

 

 
 
 
A história por trás do treinamento deste grande campeão também é muito interessante e já se tornou inclusive filme da Disney, o “Secretariat - Uma história impossível”. A trama baseada em fatos reais mostra como Penny Chenery herda o haras falido de seu pai e, lutando contra todos os preconceitos do universo machista do turfe da época, acredita no potencial de Big Red e leva o animal à Tríplice Coroa.



O título da Tríplice Coroa é dado aos poucos cavalos que são campeões de três das maiores corridas do turfe dos Estados Unidos, disputadas em um intervalo de apenas cinco semanas. São os páreos de Kentucky Derby, Preakness Stakes e o Belmont Stakes. Quando conquistou o título que não era alcançado há 25 anos, Secretariat entrou definitivamente para a história do esporte. 

Secretariat e Penny Chenery

Depois de colocar seu nome na história e recuperar o prestígio do haras de sua criadora, Secretariat morreu em 1989, devido a laminite, que é uma espécie de inflamação nos cascos, mas sua memória permanece viva até hoje. 

 

 

Conhece outros cavalos que têm a história interessante como a do Secretariat? Entre em contato pelas nossas redes sociais ou pelo apoio@chevaux.com.br e mande sua sugestão.