26.01.2016

Perguntas Frequentes Sobre Enduro

Das dúvidas mais simples às mais complexas, saiba mais sobre o regulamento do esporte e veja se a sua questão pode ser respondida aqui.

O que é Enduro Equestre?

Em poucas palavras, o Enduro é uma corrida a cavalo em trilhas de longas distâncias. Saiba mais detalhes aqui.

Qual é a diferença entre Velocidade Livre e Velocidade Controlada (Regularidade)?

Na velocidade livre todos os conjuntos largam juntos e ganha o conjunto (cavalo/cavaleiro) que chegar primeiro, mediante aprovação do cavalo no vet check final.

Na Velocidade Controlada ou Regularidade, os conjuntos largam separadamente e ganha aquele que mais se aproximar da velocidade ideal estipulada e se apresentar no vet check com batimento cardíaco mais baixo.

Uma fórmula é utilizada para calcular a pontuação do conjunto: [(VTrilha x 2) – Vmin] x 100/BC 

VTrilha = Velocidade desenvolvida pelo conjunto para percorrer a Trilha

Vmin = Velocidade mínima estipulada para a prova

BC = Batimento Cardíaco do cavalo.

Vence o conjunto que obtiver a maior pontuação.

O que é Vet Check e como funciona?

São inspeções veterinárias antes, durante e após as provas para certificar que o cavalo está em perfeitas condições para, primeiro, participar da prova, em seguida, para seguir na prova e, finalmente, para voltar para casa. Confira no infográfico abaixo os critérios de avaliação do vet check.

O que é FEI?

A FEI (Federação Equestre Internacional) regulamenta todos os eventos internacionais de modalidades equestres reconhecidas pela instituição. São elas: Salto, Adestramento, CCE, Atrelagem, Enduro, Volteio e Rédeas. É a FEI que estabelece os regulamentos e aprova os programas de competições chanceladas por ela, sejam regionais, continentais ou mundiais, incluindo as Olimpíadas e Paralimpíadas.

Qual é a diferença entre provas nacionais e provas FEI? O que significam as nomenclaturas CEN, CEI 1*, 2*, 3* e 4*?

CEI é a abreviatura para Concours de Raid d’Endurance International. A sigla é utilizada para identificar as provas FEI, que têm algumas regulamentações específicas e contam para o ranking internacional da FEI. São quatro categorias:

CEI 4*: para campeonato senior, provas de no mínimo 160 km em um dia; em campeonato de cavalos novos (7 anos) provas de no máximo 130 km; em campeonato de Young Riders provas entre 120 km e 130 km em um dia. 

CEI 3*: Todas as provas de 140 km a 160 km em um único dia ou entre 90 km e 100km por dia em dois dias, ou, ainda, 70km a 80 km por dia em três dias ou mais.

CEI 2*: provas entre 120 km e 139 km em um único dia ou entre 70 km e 89 km por dia por dois dias.

CEI 1*: provas de 80 km a 119 km em um único dia.

Já nas categorias nacionais, identificadas como CEN, as distâncias variam muito mais, podendo ir de 15 km a 160 km e contemplando, também, categorias de velocidade controlada. As provas nacionais chanceladas somente pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) contam apenas para rankings nacionais e regionais, dependendo do regulamento da prova, mas servem para qualificações de provas FEI.

Como me qualifico para minha primeira prova CEI 1*?

Como atleta, você precisa completar as qualificações estabelecidas pela FEI para novatos. São elas: o cavaleiro precisa ter completado com sucesso 2 provas entre entre 40km e 79 km E 2 provas entre 80 km e 90 km. Cada prova deve ser concluída a uma velocidade média de até 16 km/h. Essas qualificações devem ser conquistadas em um período entre 6 e 24 meses, não importando a ordem em que essas provas sejam concluídas. Essas provas de qualificação podem ser regionais, desde que chanceladas pela federação de hipismo do país.

Só após esses pré-requisitos é que o atleta pode participar de sua primeira prova CEI 1*.

Confira o regulamento completo

Como eu qualifico meu cavalo para sua primeira prova FEI?

O cavalo também precisa conquistar algumas qualificações antes de sua primeira prova FEI. O animal precisa ter no mínimo 5 anos para dar início às qualificações, que são as mesmas do cavaleiro: 2 provas completadas com sucesso entre 40km e 79 km E 2 duas provas completadas entre 80 km e 90 km. Cada prova deve ser feita a uma velocidade média de até 10 milhas por hora (16 km/h). Essas qualificações devem ser conquistadas em um período entre 12 e 24 meses, não importando a ordem em que essas provas sejam concluídas. Essas provas de qualificação podem ser regionais, desde que chanceladas pela federação de hipismo do país.

Só após esses pré-requisitos é que o cavalo pode participar de sua primeira prova CEI 1*.

Confira o regulamento completo

Quais são os pré-requisitos para um atleta participar de competições FEI? O proprietário do cavalo precisa ter algum cadastro?

Além da qualificação, o cavaleiro precisa ser associado à sua federação de hipismo regional e nacional e ser registrado na FEI. Cavalos e treinadores também precisam ser registrados na FEI e todos os registros devem ser renovados anualmente.

Como funciona a questão do microchip?

Todos os cavalos precisam ter um microchip de identificação para participar de provas FEI e, a partir de 2016, o equipamento será exigido também em todas as provas, inclusive nacionais e regionais, juntamente com o passaporte. Converse com seu veterinário sobre isso.

Meu cavalo precisa de uma capa FEI? Como eu adquiro essa capa?

No Brasil, seu cavalo não precisa de uma capa FEI a menos que ele vá participar de uma prova CEI 3* (160 km) ou de um campeonato continental ou mundial.

Quais são as categorias e seus respectivos pré-requisitos?

No Brasil, existem diversas categorias e os pré-requisitos diferem entre velocidade livre e velocidade controlada:

- Velocidade Livre:

Adulto (Senior): peso mínimo 75 kg com equipamento, exceto cabeçada. Idade mínima 14 anos a serem contados a partir do ano do nascimento.

Young Rider: 14 a 21 anos, sem peso mínimo.

Mirim: 10 a 13 anos, sem peso mínimo.

Peso Pesado: acima de 85 kg sem equipamento ou acima de 90 kg com equipamento, exceto cabeçada.

- Velocidade Controlada:

Adulto: acima de 18 anos, sem peso mínimo.

Jovem: Entre 8 e 17 anos, sem peso mínimo.

Endurinho: entre 4 e 7 anos

Como participar de uma prova FEI?

No Brasil são realizadas diversas provas FEI durante o ano. Caso você tenha os pré-requisitos necessários, basta se inscrever em uma das categorias CEI. Confira o calendário 2016.

Quais são os períodos obrigatórios de descanso para o cavalo?

Depois de uma prova de Enduro, o cavalo deve obedecer períodos obrigatórios de descanso antes de participar de outra prova.

Até 40 km: 5 dias

40 km - 80 km: 12 dias

80 km – 120 km: 19 dias

120 km – 140 km: 26 dias

Mais de 140 km: 33 dias

Os valores são referentes à distância efetivamente percorrida pelo cavalo e não à quilometragem da prova na qual foi inscrito. Ou seja, se o cavalo estava inscrito em uma prova de 160 km, mas foi eliminado no primeiro anel, o período de descanso é de 5 dias e não de 33 dias, por exemplo.

Vale lembrar que se o cavalo precisar passar por algum tratamento, a FEI determina períodos de descanso obrigatórios mais extensos.

Confira o regulamento completo