15.12.2017

Para aproveitar um Natal inesquecível

Confira algumas opções de presentes que fogem do convencional, mas com certeza vão agradar os apaixonados por cavalos

“A vida está batendo na sua porta. Mas ela não quer entrar, ela quer que você venha aqui para fora”. Assim como está no nosso manifesto, esse é o pensamento que mais nos inspira aqui na Chevaux. Por isso, este ano as nossas sugestões de presentes para o Natal buscam oferecer experiências incríveis e boas lembranças para aqueles que amam os cavalos e os esportes equestres.

 

Prova de Enduro

O projeto Enduro Experience oferece cavalo, equipamento e equipe de apoio para todos que têm interesse em fazer uma prova de Enduro, mas nunca tiveram acesso ao esporte. Este ano, todas as provas de Brasília contaram com o projeto, que levou mais de 15 estreantes para as trilhas e proporcionou muitos sorrisos de participantes de todas as idades. Os valores e condições para a temporada do ano que vem ainda não foram estabelecidos, mas você já pode entrar em contato e colocar seu nome na lista de participantes pelo apoio@chevaux.com.br 

 

Aulas de Equitação

A pessoa que você quer presentear não tem cavalo, mas sempre adora as oportunidades que tem de cavalgar? Entre em contato com uma escola de equitação e a presenteie com uma aula experimental ou até um mês de aulas. Temos certeza que ela vai adorar ter mais contato com cavalos e melhorar a técnica de montaria.

A Escola Chevaux está em Brasília e em São José dos Campos e está sempre de braços abertos para receber alunos para aulas de Salto, Enduro e equitação lúdica para crianças a partir de 3 anos de idade.

 
Equipe da Escola Chevaux de São José 

 

Passeio a Cavalo

Quer participar da experiência, mas não tem tanta experiência com cavalos como a pessoa que você quer presentear? Procura um programa mais light com os cavalos? Você pode dar um passeio a cavalo de presente. Uma opção para quem é de Brasília são os passeios do Centro Equestre Catetinho, que se localiza no final do Park Way, é super fácil de chegar e, além de disponibilizar cavalos mansos e prontos para qualquer um montar, também traz trilhas diferentes para quem quer um momento perto da natureza.

 

Workshop de Fotografia Equestre/Ensaio Fotográfico

Uma ótima opção para quem gosta de cavalos e fotografia. Nestes workshops é possível aprender mais sobre fotografia e, principalmente, as peculiaridades do registro com cavalos, para ensaios fotográficos ou competições. Um dos fotógrafos brasileiros mais conceituados na área, e que costuma oferecer esses cursos, é o Raphael Macek.

Um ensaio fotográfico também pode ser um presente inesquecível: a paulista Gabriela Lutz adora este trabalho e faz registros incríveis do amor que os cavaleiros têm por seus cavalos. 

Outra opção para quem gosta de fotografia e decoração são as revelações em Fine Art ou quadros que registram a beleza dos cavalos. Confira opções de artistas brasileiros em Arte Equestre.

 
Fine Art de Raphael Macek

 

Sessão de Filmes ao Ar Livre

Que tal presentear quem você gosta com uma experiência para vocês aproveitarem juntos? Uma sessão de filmes ao ar livre parece uma coisa completamente fora do comum, mas pode ser um presente bem diferente e acessível: alugue um projetor e uma tela, conecte seu computador e use a criatividade: puffs, mantas, luzes de natal, refrigerantes e muita pipoca são sempre bem-vindos.

No nosso blog você encontra duas listas de filmes que todo apaixonado por cavalo vai gostar. Confira o post Filmes Para Curtir o Feriado e o 5 Filmes do Netflix para quem é Apaixonado por Cavalos.

 

Vale Tatuagem

Você pode contribuir financeiramente (e com muito apoio moral) com a vontade do seu amigo de tatuar na pele a paixão pelos animais. A tatuadora Stella Nanni é especialista em cavalos e recebe seus clientes no Tattoo Truck em diversos eventos equestres.

 

Trabalho voluntário

Sempre muito gratificante, o trabalho voluntário com cavalos pode ser uma experiência única. As opções variam muito de cidade para cidade, por isso é interessante procurar instituições que procuram esta ajuda na sua região. O Instituto Horsoul, em Itu – SP, por exemplo, conta com voluntários que trabalham com Equitação Terapêutica Sistêmica, um projeto que busca orientar e esclarecer sobre como lidar com um membro da família que apresenta necessidades especiais. Para quem mora longe ou não poderia fazer as quatro horas semanais como voluntário, o instituto também aceita doações.

Fora do Brasil, também é possível fazer intercâmbios de voluntariado com cavalos. A STB oferece um programa para trabalhar com Equoterapia em um centro especializado em Cape Town, na África do Sul. Enquanto a INTERNeX oferece o Ranchstay, um programa que pode ser realizado no Canadá ou Nova Zelândia, para cuidar e montar cavalos em ranchos locais, além de oferecer opções com cursos de inglês. 
Não seria uma experiência incrível?!

Foto postada no Instagram do @instituto_horsoul

 

Adoção de Cavalo/ Doação para Instituição de Resgate

Outra ação que pode ser muito gratificante, além de ajudar muitos animais e pessoas envolvidas com o resgate e recuperação desses cavalos é a adoção ou doação. Para quem tem espaço de sobra no sítio ou fazenda, a adoção de cavalos pode ser uma opção bacana.

A maioria dos grupos de resgate conta com mais gatos e cachorros, mas alguns também trabalham com cavalos. O G.A.R.R.A. é um dos poucos grupos do Rio de Janeiro que trabalha com resgate destes animais; O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo recebe cerca de 80 animais de grande porte por ano; No DF, a ProAnima traz o projeto Aposente um Pangaré; E o Serviço de Recolhimento, remoção e guarda de Animais daEPTC, em Porto Alegre – RS, está pronto para ajudar quem quer realizar adoções de cavalos.

 

Não quer fugir tanto do convencional? Então confira a lista de presentes que postamos no Dia dos Namorados deste ano, ela com certeza vai te dar mais ideias de como acertar no presente dos que são apaixonados por cavalos.