14.12.2017

Já começaram as férias do seu cavalo?

Entenda a importância do descanso de fim de temporada para os animais atletas e como ele deve ser feito

Se no hipismo os cavalos também são atletas, por que eles não mereceriam férias como nós? Os animais que treinam diariamente e participam de competições durante o ano também ficam estressados e precisam de um descanso para relaxar a mente e o corpo. 

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que durante todo o ano é essencial colocar momentos de descanso na rotina do cavalo. Se possível, deixá-lo solto no piquete com frequência e dar, no mínimo, um dia de folga durante a semana. Também vale destacar que é sempre aconselhado seguir as orientações do médico veterinário também quanto às férias de fim de temporada, uma vez que este profissional vai saber adequar o período de descanso ao desgaste que o animal teve durante o ano e vai orientar sobre como fazer o retorno à rotina do cavalo da melhor forma possível.

Agora, vamos falar de férias! Os cavalos do Chevaux Endurance Team e do Chevaux Jumping Team, nossas equipes que competem nas provas de Enduro Equestre e Salto por todo o Brasil, também vão aproveitar o fim de ano para descansar. O tempo de descanso de cada animal, como falado anteriormente, vai depender do esforço que cada um teve durante a temporada de competições, mas todos ficarão, no mínimo, dez dias sem ver uma sela: saindo da baia apenas para aproveitar a liberdade dos piquetes.

Os cavalos de Enduro que fizeram uma temporada mais forte vão ficar de 30 a 45 dias de férias. Já os cavalos que tiveram um ano mais tranquilo vão ter de 10 a 15 dias de descanso e, depois, será feito um “trabalho de manutenção”, que é leve, mas necessário para que os cavalos ganhem condicionamento e musculatura.

E quando é a hora de voltar ao trabalho? Para os cavalos de Enduro que fazem provas maiores, a rotina de preparação deve começar três meses antes da temporada de provas começar, com um trabalho leve, de passo, treinos técnicos de guia e picadeiro. Faltando dois meses o trabalho é em ritmo moderado e, um mês antes da primeira competição, a preparação entra em seu período mais forte.

Para os cavalos de Salto é interessante voltar a trabalhar com muitos passeios e exterior, já que normalmente estes animais trabalharam no picadeiro durante todo o ano. Mas, de modo geral, o descanso dos cavalos da equipe de Salto da Chevaux segue o mesmo esquema do Enduro, de acordo com a temporada realizada por cada animal. E o ritmo de volta ao trabalho também fica mais intenso faltando um mês para as primeiras competições.

Então, quando serão as próximas férias do seu cavalo?