01.06.2017

Go the Distance: um livro para quem quer evoluir no Enduro

Conheça o trabalho da veterinária americana que, escrevendo sobre Enduro e saúde animal, pode mudar os treinos e rotina do seu cavalo

De “ótima introdução ao esporte” a “indispensável a todo endurista”, as críticas de “Go the Distance: the Complete Resource for Endurance Horses” são mais que um convite, não só para os que estão começando agora no Enduro, mas também para os que buscam aprofundar os conhecimentos sobre o esporte ou quer subir de categoria e fazer provas maiores.

A primeira edição é de 1997, mas as dicas são bem atuais e o livro de Nancy Loving já foi publicado mais duas vezes desde então. Infelizmente, como a maior parte da bibliografia sobre Enduro e Hipismo, “Go the Distance” nunca foi traduzido para o português, mas é uma ótima leitura para quem tem conhecimento da língua inglesa.

Capa do livro da americana Nancy S. Loving

A autora, que é médica veterinária e endurista desde o início dos anos 80 (e antes era atleta de cross-country e adestramento), começa a obra abordando os aspectos fundamentais que se deve analisar em um cavalo para ter sucesso nas provas de Enduro. Nancy fala dos erros mais comuns que os enduristas cometem nas competições e como evita-los, estratégias de treino e prova, avaliação do sistema metabólico e alimentação adequada e balanceada. Para encerrar, um glossário do esporte e a conclusão de que, apesar de os erros serem inevitáveis, é importante não repeti-los, porque é nos detalhes que o conjunto atinge a excelência.

Nancy Loving é autora de outros títulos que fazem sucesso entre os cavaleiros. Entre eles, “All Horse Systems Go” apresenta todo o corpo do cavalo, aliando as explicações sobre os sistemas cardiovascular, nervoso, ligamentos, etc., às necessidades práticas dos proprietários de cavalo, seja de passeio, esporte ou alta performance. Já o livro “First Aid for Horse and Rider” instrui os cavaleiros a tomar medidas de primeiros socorros em caso de acidente nas trilhas, para que cavalo e cavaleiro fiquem estáveis até o resgate chegar ao local.

Essas são nossas sugestões de leitura de hoje. Tem mais sugestões de livros sobre a sua modalidade? Compartilhe com a gente e nos ajude a difundir mais conhecimento sobre os esportes equestres.