21.11.2017

Glossário de Enduro em Inglês

Fique por dentro dos termos utilizados no esporte ao redor do mundo

Segundo a FEI, Federação Equestre Internacional, o Enduro é um dos esportes equestres que mais cresce ao redor do mundo. Nas provas da Copa Chevaux, já recebemos atletas de várias nacionalidades e cada vez mais os brasileiros estão conhecendo competições internacionais. Portanto, vale a pena ficar por dentro dos termos mais utilizados no esporte em inglês: 

Arabian Horse – Cavalo Árabe
A raça de cavalos mais utilizada na alta perfomance do Enduro ao redor do mundo. 

Best Condition - Best Condition
Prêmio para o melhor cavalo entre os dez primeiros colocados, que se detaque por sua condição após o término da prova. Todos os veterinário da da prova votam, levando em consideração o peso carregado, aspectos metabólicos e tempo de prova.

Breeches – Culote
Calça própria para montaria. Não é de uso obrigatório no Enduro, mas os competidores costumam optar por este modelo de uniforme pelo conforto. 

Crew – Apoio
O grupo de pessoas que faz apoio para o cavaleiro de uma equipe. 

Canter – Galope Leve
Andadura de mesma batida que o galope, porém em ritmo mais desacelerado, com média de 16 - 17km/h.  

Colic - Cólica
Para os humanos seria como uma dor no estômago, porém é muito perigoso para os cavalos e deve ser tratado imediatamente.

Compulsory Rest Period – Descanso Obrigatório
Período entre os anéris da corrida, em que o conjunto deve permanecer na área de descanso da equipe, antes da sua relargada. O tempo é determinado de acordo com cada regulamento, extensão da prova, condições climáticas, etc. No Brasil costuma ser de 40 minutos. 

Course – Percurso
O trajeto que será percorrido pelos competidores durante a prova.

Endurance – Enduro
Como o esporte é conhecido ao redor do mundo. 

course mistake Erro de percurso
Quando o conjunto comete um erro no trajeto do percurso. 

Farrier – Ferrador
Profissional que se dedica a colocar ferraduras nas patas dos cavalos. Nas provas de Enduro, sempre tem um ferrador disponível para auxiliar um conjunto em caso de emergência. 

Gait – Andadura
As andaduras do animal: passo, trote, galope. 

Half chaps – Perneiras 
Muito utilizadas no Enduro, as perneiras são colocadas ao redor da perna, como o cano de uma bota de montaria. 

Gallop – Galope
É a andadura mais rápida do cavalo, alcançando uma média de 40 - 48km/h. 

Gelding – Macho Castrado
Animal do sexo masculino que passou por procedimento de castração. 

Groom – Tratador
São os profissionais que trabalham diretamente com o manejo do cavalo, prezando por seu bem-estar e sáude. Na prova, também pode se referir aos membros da equipe de apoio

Heart Rate – Batimento cardíaco
Normalmente o batimento cardíado do cavalo é medido em batidas por minuto (BPM). Para ser aprovado no vet check, o animal deve estar com o batimentos abaixo dos 64 BPM. 

 

O capacete (helmet) é de uso obrigatório, mas o culote (breeches) e as perneiras (half chaps) são equipamentos que muitos cavaleiros optam por utilizar nas provas

 

Helmet Capacete
Equipamento de segurança de uso obrigatório para todos os cavaleiros. 

Cooling Area – Área de Resfriamento
Área reservada para preparar o cavalo para entrar na inspeção veterinária.

Recovery Time – Tempo de Recuperação cardíaca  
O tempo que a equipe terá para resfriar o cavalo e prepará-lo para a inspeção veterinária. Pode variar de acordo com a categoria, local da prova e regulamento. 

Horse ShoeFerradura
Equipamento fixado aos cascos do cavalo, para dar mais estabilidade, evitar machucados e lesões. 

Loop – Anel 
A distância que o cavaleiro percorre desde a linha de largada até o retorno à linha de chegada, antes de ir para o resfriamento e vetcheck. Dependendo da distância da prova, os conjuntos podem percorrê-la em até seis anéis, que não costumam ter mais que 35km. 

Mare – Égua
Cavalo do sexo feminino. 

Mandatory Rest – Descanso obritgatório entre provas
Descanso entre provas FEI obrigatório para o cavalo se recuperar completamente para a próxima competição.

Metabolics – Metabólico
Parâmetros metábolicos que são avaliados nas inspeções veterinárias para julgar as condições do animal. Alguns itens verificados são desitratação, mucosas, recarga capilar, mobilidade intestinal, entre outros. 

Slosh

Slosh – Ato de resfriar o cavalo
A ação de resfriar o cavalo com água. Durante a competição, os cavalos são resfriados nos pontos de apoio nas trilhas e na área de resfriamento, antes de entrar no vet check.

Stallion – Garanhão
Cavalo do sexo masculino que não foi castrado. 

Stethoscope – Estetoscópio
Aparelho utilizado para medir os batimentos cardíacos do cavalo. 

Team – Equipe
Membros da equipe se juntam para fazer o melhor trabalho possível juntos e competir, também, por equipes. Ou seja, a "equipe" pode ser tanto o grupo de pessoas formado por cavalo, cavaleiro e membros do apoio, como o grupo que está competindo pela "classificação por equipes", ou seja, os diferentes conjuntos do time pontuam em busca da melhor colação total da sua equipe na competição. 

Trail Markers – Marcação de Trilha
Podem ser setas, bandeiras, faixas, entre outros materiais, mas o importante é sinalizar ao cavaleiro a cor do anel em que ele está na trilha, para que não se perca e ande sempre na direção certa.

Trot - Trote
Andadura de dois tempos do cavalo, entre o passo e o galope.  

Vet Gate – Inspeção Veterinária
Em inglês também pode ser chamado como falamos no Brasil, o "Vet Check". Local onde os cavalos são avaliados antes, durante e ao final do percurso percorrido na competição, afim de avaliar suas condições de permanecer na prova em ótimo estado de saúde.

Vet card – cartão veterinário 
A folha em que o veterinário anota todos os parâmetros avaliados no cavalo. Esta ficha fica guardada durante toda a competição no vet check e o cavaleiro pode ficar com outra ficha reduzida, com as mesmas informações do seu cavalo.

Vetted out ou eliminated – Eliminado no vet check
Quando o cavalo não está com todos os parâmetros da avaliação veterinária em boas condições. Os veterinários que estão trabalhando no vet check fazem uma votação e o conjunto é eliminado da competição. 

Walk – Passo
Andadura mais lenta de cavalo, realizada em quatro tempos.

Water – Água
Um dos elementos mais importantes para a realização de uma prova de Enduro. É obrigatório ter pontos de água para o cavalo durante o percurso, pelo menos a cada 10km. 

 

Conhece outras palavras que podem fazer falta na hora de se comunicar com um endurista em inglês? Conta pra gente em apoio@chevaux.com.br ou pelas nossas redes sociais. 

Se você também é um apaixonado por Salto, confira algumas outras palavras em inglês que podem ser bem úteis para essa modalidade.