26.05.2017

Formação de Juízes de Salto reúne interessados de diversos estados

Equipe da Chevaux participou do curso ministrado pela juíza internacional Elaine Zander

“É fundamental você saber a regra do seu jogo”. Com o mesmo pensamento de Ronaldo Bittencourt, presidente da CBH, mais de 30 pessoas participaram do Curso de Formação de Juízes que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, em Brasília. Entre os participantes, que vieram de diferentes estados, estavam não só interessados em seguir a carreira de juiz, como também aqueles que querem entender melhor o regulamento da modalidade, como cavaleiros e pais de atletas.

O curso foi ministrado por Elaine Zander, que atua na área há mais de 20 anos e foi a única brasileira entre os membros do júri da FEI nas Olimpíadas Rio 2016. Com muita experiência, tranquilidade e bom humor, diversos tópicos foram abordados, entre eles questões relacionadas ao pré-evento, como material, programa, regulamento; o evento, com os temas de inspeção veterinária, reunião técnica, croqui, atuações de cada membro do júri; e as funções do juiz após o evento.

A juíza internacional Elaine Zander durante o curso de Formação de Juízes 

 

Para o participante Felipe Dias o mais interessante foi ver exemplos reais e como o júri deve agir em situações inusitadas: “Nós não ficamos apenas vendo e interpretando os artigos dos regulamentos, então foi muito interessante e didático”.

A abordagem, que é proposital, serve para criar mais interesse a respeito da área e mostrar que “julgar vai muito além dos 4 pontos”, pois durante os concursos as situações podem abrir espaço para diversos pontos de vista. “Os cursos de formação tentam, na medida do possível, criar uma paridade de julgamento, ou seja, busca fazer uma mesma base para todos os juízes e, depois, na medida em que a pessoa vai tendo mais experiência, vai colocando a sua personalidade e expertise”, explica Elaine.

Para a juíza, o Salto sofreu grandes mudanças nos últimos anos, principalmente quanto a acessibilidade às regras, a transparência e respeito aos animais. “Com a internet e a divulgação dos regulamentos, não se esconde mais nada e essa transparência no esporte, para mim, é uma qualidade excepcional. Além disso, o cuidado e o respeito com os animais também é cada vez mais importante, até porque temos que mostrar à sociedade protetora dos animais que o nosso esporte, quando bem feito e bem praticado, é seguro”.

A equipe da Chevaux marcou presença no curso

Acompanhando as mudanças no esporte e sempre buscando maior capacitação dos profissionais envolvidos com o esporte, acontece hoje, 26 de maio, o curso de Reciclagem de Juízes, que acolhe os juízes de salto que já atuam como oficiais nacionais. 

Fique atento ao site da sua Federação para acompanhar a agenda dos próximos cursos e não perder a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o seu esporte.