07.12.2017

Fernando Gonçalves leva a Copa Chevaux 2017

O campeonato contou com quatro etapas e a participação de atletas de mais de cinco estados

Dedicação e muito trabalho. Estes certamente são os pré-requisitos mínimos para terminar a temporada no topo do ranking da Copa Chevaux. Atualmente o maior campeonato nacional de Enduro, a Copa deste ano foi disputada em quatro etapas e recebeu quase 400 inscrições em suas diferentes categorias, que vão de 20km a 160km. As provas aconteceram em três estados, Minas Gerais, Paraná e DF, e reuniram competidores de todos os níveis, desde iniciantes e estreantes no esporte, até os maiores nomes do Enduro no país.

As disputas acirradas fizeram com que o ranking final fosse definido somente no último dia de competição e quem levou o título da Copa Chevaux 2017 foi Fernando Gonçalves, representante do Rancho da Capital. O brasiliense é apaixonado por cavalos desde criança e começou a praticar o Enduro em 1998. Segundo Fernando, 2017 foi um ano de muito trabalho e correção de erros cometidos em outras competições. Para ele, as derrotas servem para refletir:” é preciso procurar o erro e saber, acima de tudo, que o errado é você, nunca o cavalo, a organização ou os veterinários. O cavalo para mim significa amizade, respeito, companheirismo e dedicação. E convivendo com eles nós aprendemos tudo isto”.

 

"Quando a gente está na trilha, eu e meu animal, nós nos unimos e o mundo em que vivemos, no dia-a-dia, fica em outro planeta. É isso que eu sinto no Enduro."

O Rancho da Capital também conquistou o segundo lugar do ranking da Copa Chevaux, com a amazona Mariana Damazio. A equipe começou por iniciativa de Fernando e, apesar de contar com outros enduristas amigos do proprietário, não é um centro de treinamento aberto. Seguindo este modelo, os resultados da temporada foram expressivos. “O ano de 2017 não poderia ter sido melhor para nossa equipe: além do dos resultados do campeonato Brasiliense, fomos campeão e vice da Copa Chevaux, tivemos um bicampeão brasileiro mirim e ótimos resultados ao longo da temporada. Vamos tentar repetir no ano que vem”, comentou Mariana, depois de conquistar o título de Campeã Brasiliense 80km.

Com planos para estar nas trilhas em 2018, os membros do Rancho Capital, assim como enduristas de diversas regiões, já se preparam para a próxima temporada, que promete ainda mais emoções e novidades para os apaixonados pelo esporte. Fique ligado no Facebook e Instagram da Chevaux, porque em breve divulgaremos o calendário de provas 2018. Até lá!