26.09.2017

Como fazer a sua primeira prova de Enduro FEI

Conheça os requisitos básicos para cavalo e cavaleiro participarem de uma disputa internacional

Em outubro tem prova FEI e uma das maiores dúvidas dos participantes é na hora de mandar as qualificações necessárias para poder participar de disputas internacionais. É importante lembrar que as regras foram feitas pensando, principalmente, no bem-estar do conjunto e que a ideia é preservar, sempre, a saúde física e mental do cavalo e do cavaleiro. 

Pra fazer a sua primeira prova FEI, você deve ter, no mínimo, 14 anos e o seu companheiro de trilha precisar ter 5 anos ou mais. Os atletas devem atender aos seguintes requisitos básicos: terem completado, não necessariamente juntos, duas provas de 40 a 79km e mais duas provas de 80 a 90km, com a velocidade média de até 16km/h. 

 
 
 

Até aqui tudo certo, mas tem algumas variantes que podem ser um pouco mais complicadas, principalmente porque o regulamento da FEI ainda não foi traduzido para o português. Por exemplo, existe um período máximo para o conjunto completar as 4 provas de qualificação, que é de 24 meses, mas o tempo mínimo é diferente para cavalo e cavaleiro. 

 

 

4 PROVAS EM MENOS DE 12 MESES 
Se o animal fizer todas as provas em menos de um ano, ele só poderá fazer a sua primeira prova FEI 12 meses depois da data de sua primeira prova de qualificação. 

4 PROVAS EM 12 MESES OU MAIS

Caso o cavalo tenha feito as provas em mais de 12 meses, ele poderá participar de sua primeira disputa internacional após o descanso obrigatório da última prova. 

 
 
 

4 PROVAS EM MENOS DE 6 MESES

Se o cavaleiro tiver terminado as 4 provas dentro das regras de qualificação em menos de 6 meses, ele só estará apto a fazer a sua primeira prova FEI após 6 meses da primeira prova qualificatória. 

4 PROVAS EM MAIS DE 6 MESES

Mas se o atleta fez as provas em mais de 6 meses, ele já está livre para participar de uma prova FEI. 

 

Por fim, é essencial saber que após ter completado com sucesso as 4 provas de qualificação, o conjunto tem 24 meses para terminar a sua primeira prova FEI. Caso isso não aconteça dentro de período determinado, os atletas devem recomeçar o processo de qualificação.  

Esperamos ver muitos inscritos no Conjunto Festival Hípico, que acontece entre os dias 20 e 22 do mês que vem, no Brasília Country Club. Lembrando que será o #CBEE de 80km e por equipes. As inscrições abrem em breve!  

Ficou com alguma dúvida? Confira o regulamento completo da FEI ou entre em contato com a gente por apoio@chevaux.com.br.