06.12.2017

Campeonato Chevaux Brasília 2017

Relembre os melhores momentos de cada uma das etapas desta temporada

Depois de um crescimento de 30% do número de inscritos de 2015 para 2016, o campeonato regional de Enduro Equestre de Brasília chegou em 2017 com um grande desafio: manter-se entre um dos campeonatos regionais de maior destaque no cenário nacional e elevar a média de inscritos para 100 competidores por prova.

Com 5 etapas e 489 inscrições, o desafio deixou muito pouco a desejar. A média de inscritos por prova foi de mais de 97 competidores e, com certeza, a relevância do campeonato se manteve: só uma das etapas não contou com competidores de outros estados e, mesmo assim, reuniu 89 enduristas, só de Brasília.

Todas as etapas contaram com o projeto Enduro Experience, que começou no ano passado e continua sendo um sucesso. A ideia é facilitar a primeira prova de quem tem interesse em conhecer o Enduro e entrar para o esporte, oferecendo cavalo, equipamento e equipe de apoio. Graças ao projeto, só este ano mais de 20 participantes foram às trilhas pela primeira vez.

Confira o Ranking final completo do campeonato e relembre cada uma das provas deste ano:  

I ETAPA – Fazenda Água Limpa/UnB
25 de março

A prova foi um grande sucesso, abrindo o campeonato com 94 inscritos e um crescimento de 7% no número de competidores em relação à mesma prova em 2016.

O evento também introduziu o projeto de premiação com mudas de Ipês, árvore típica do Cerrado. A ideia veio para enaltecer a beleza das trilhas da vegetação da região. A cada etapa, os campeões levaram espécies diferentes, com flores amarelas, roxas e brancas.

Confira as fotos, o vídeo e mais informações sobre a etapa.

 

II ETAPA – Brasília Country Club
19 a 21 de maio

O evento contou também com a I Etapa da Copa Chevaux de Enduro e de Salto, levando mais de 400 cavalos ao Brasília Country Club. No Enduro, foram mais de 130 inscrições e, além da disputa do regional e da Copa Chevaux, também foram disputados os títulos pelo Campeonato Brasileiro das categorias de 120km, velocidade controlada e Paraenduro, que contou com atletas de diversos estados e foi considerado um grande evento e confraternização para as pessoas com deficiência que disputam o esporte.

Relembre a galeria de fotos, o vídeo da etapa, além da matéria de divulgação do primeiro e segundo dia do evento.

 

III ETAPA – RCG / 1º Regimento de Cavalaria de Guarda
12 de agosto

Após reunir quase 90 competidores só do Distrito Federal, a prova foi um marco para o Enduro da região. A disputa mostrou que o enduro de Brasília é forte por si só e garantiu muita emoção para os competidores, mesmo sem a participação de conjuntos de outros estados.

Confira as fotos, vídeo e saiba mais sobre esta etapa.

 

IV ETAPA – Brasília Country Club
Conjunto Festival Hípico
20 a 22 de outubro

Uma das etapas mais movimentadas do campeonato, as disputas aconteceram durante o Conjunto Festival Hípico, um dos maiores eventos nacionais do ano, que recebeu provas de Enduro, Salto e Adestramento no mesmo local, no mesmo evento.

As emoções no Enduro não pararam por aí, porque os enduristas também disputaram o Campeonato Brasileiro por equipes e da categoria 80km.

Confira todas as fotos do festival, o vídeo e o texto de divulgação de sexta (provas de salto), sábado e domingo.

 

V ETAPA – Fazenda Água Limpa/UnB
02 de dezembro

O encerramento do campeonato contou com as disputas pelo título do Campeonato Brasiliense 2017 das categorias de 20 a 80km. Após previsão de chuva forte para o evento, o clima acabou sendo ótimo para a pratica do Enduro: com tempo fresco e poucos trechos de piso escorregadio.

Confira a galeria de fotos, o vídeo da etapa e o texto de divulgação dos resultados.

 

Depois de mais uma bela temporada, é hora de todos os conjuntos descansarem, porque em 2018 tem muito mais! Acompanhe a Chevaux no Facebook e Instagram, e fique ligado: o calendário do ano que vem será divulgado em breve.