16.07.2018

Campeonato Brasileiro de Escolas e da Juventude

Jovens cavaleiros do Chevaux Team marcaram presença na Hípica de Santo Amaro e voltaram pra casa com ótimos resultados

De 10 a 15 de julho, o Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, recebeu jovens cavaleiros de todo o Brasil para a disputa nacional mais importante do ano: o Campeonato Brasileiro de Escolas (0,60m e 0,80m) e da Juventude, que conta com as categorias Mini-Mirim (1m), Pré-Mirim (1,10m), Mirim (1,20m), Pré-Júnior (1,30m) e Júnior (1,40m).

As primeiras comemorações vieram na sexta, na definição da disputa por equipes. Em seu primeiro Brasileiro, Rodrigo Barreto levou o título de campeão por equipes representando a Federação Hípica de Brasília, na categoria Escola Principal. Montando o cavalo da Escola Chevaux, Comme Il Faut, o cavaleiro que é experiente no Enduro, mas está estreando esse ano no Salto, afirma que "a experiência foi muito positiva. Representar Brasília foi muito bom e, considerando que esse é só o meu primeiro ano fazendo provas de Salto, posso dizer que está sendo um início muito animador e que trouxe muita confiança para os próximos desafios". 

Rodrigo Barreto e Comme Il Faut também levaram a quinta colocação na disputa individual de domingo, na categoria Escola Principal a 0,85m, que contou com mais de 125 conjuntos 

 

Na categoria Mirim, o Chevaux Team também comemorou a vitória por equipes de João Felipe Gomes e CS Xairel, que levaram o título para a equipe de Pernambuco. E o bronze de Antônio Johannpeter (capa) e Augusto Perfeito que, montando Charleston JMen e CRM Busch, levaram o resultado para o Rio Grande do Sul.

João Felipe Gomes e CS Xairel participaram do time que levou Pernambuco ao topo do pódio do Brasileiro por equipes da categoria Mirim

 

As comemorações de Augusto Perfeito não pararam por aí. Também com CRM Busch, o gaúcho levou o bronze na disputa individual do Brasileiro. Com muita alegria e o sentimento de que o pódio veio como consequência de muito empenho e dedicação, ele comenta: "Era um resultado que a gente almejava, mas sabia que era difícil conseguir, porque tinham cavaleiros e cavalos muito bons na disputa. O Stephan ajuda muito, ele é um cara sensacional, que sabe a hora de motivar e a hora de acalmar”.

 

Para Augusto Perfeito, essa ajuda do cavaleiro olímpico Stephan Barcha vai muito além dos dias de prova: “A gente fez um projeto para chegar bem nesse Brasileiro e no Sul-Americano. As correções deste programa iam desde postura, calcanhar e ritmo, até a atitude de quem chega para vencer. E eu posso dizer que já melhorei minha visão como atleta: agora eu vejo como o processo todo é fundamental para chegar aos bons resultados”

 

Ainda na categoria Mirim, vale destacar o desempenho de João Vitor de Lemos que, montando Chevaux Cleona SJS, veio zerado até a última volta do concurso, quando teve somente quatro pontos perdidos

 

Na categoria Pré-Júnior, a paraense Giovana Baptista também comemorou a atuação de Domenico, montaria com a qual conquistou o oitavo lugar no campeonato individual e a terceira colocação na disputa por equipes: "Tiveram dificuldades, como em todo Brasileiro. Mas nossa equipe não teve tantas surpresas porque treinamos bastante e nós e os cavalos estávamos prontos. Durante o campeonato, o Stephan, o Dudu e toda a equipe também nos tranquilizou muito. Achei que foi um ótimo campeonato e que aprendemos muito" 

 

Para Stephan Barcha, "conseguimos concluir alguns de nossos objetivos. A sensação de dever cumprido está ao lado de uma sensação de quero mais. Os jovens que trabalham conosco estão em constante evolução, o que nos enche de orgulho. Estão buscando objetivos pessoais e tenho certeza que todos conseguirão! Vamos seguir em frente que em breve tem o Haras Albar dando sequência ao processo seletivo rumo ao Sul-Americano". 

Depois de mais um final de semana com boa atuação, vale lembrar que outro cavaleiro do Chevaux Team que segue forte na disputa por vaga no Sul-Americano é Gabriel Baptista, que leva LP Clementina e GR Helena às pistas na categoria Júnior. 

Mas antes da Copa Chevaux | CSN Haras Albar, a gente ainda fica com as emoções dos Campeonatos Brasileiros 2018, que estão só começando. De 18 a 22/07 a gente vai vibrar com o CBS Amadores, que será na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, e de 25 a 29/07 o Chevaux Team também estará presente no CBS Jovens Cavaleiros e Young Riders, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba.

Continue na nossa torcida pelo Instagram e Facebook da Chevaux.

 

Fotos: Gabriela Lutz
Texto: Isabella Campedelli