30.10.2015

5 Dicas para quem quer começar a praticar Enduro equestre

O Enduro equestre é a modalidade hípica que mais cresce no mundo.

1. Por onde começar, se você ainda não monta

Bom, se você ainda não monta bem, se não se sente seguro e confortável em cima do cavalo, o ideal é começar com aulas de equitação. Procure uma hípica e comece a fazer aulas de salto mesmo, que são mais fáceis de encontrar. O importante é aprimorar sua habilidade antes de encarar as trilhas.

Você pode começar a ter aulas na Escola Chevaux de Brasília ou de São José dos Campos. Entre em contato e marque uma aula experimental!

2. E se você já monta

Se você já monta, comece indo a provas de Enduro. No início, vá só para assistir, entender a dinâmica da competição e conhecer os praticantes da modalidade. Quem sabe você não consegue entrar para alguma equipe e até conseguir um cavalo emprestado para sua primeira prova.

3. Conheça as regras

Leia o regulamento do Enduro e familiarize-se com as principais normas. Isso vai facilitar o entendimento do esporte e contribuir para o seu desempenho. Você encontra o regulamento aqui.

4. Sua primeira prova

O Enduro Equestre possui diversas categorias, divididas em dois grupos: regularidade e velocidade livre. De modo simplificado, na velocidade livre todos largam juntos e quem chegar primeiro ganha. Já nas provas de regularidade, ou velocidade controlada, os competidores largam separadamente e vence quem chegar dentro de um tempo predeterminado, montando o cavalo com o menor batimento cardíaco.

Geralmente, o melhor é começar pela prova de regularidade, que contempla distâncias menores. Inscreva-se na categoria de 11 km ou 20 km, dependendo do seu condicionamento físico.

Se o novo participante ainda é uma criança, ele pode participar do Endurinho, categoria dedicada especialmente aos baixinhos.

5. A importância da equipe

Uma dúvida comum é se é preciso ser parte de uma equipe para participar do Enduro. A resposta é sim e não. Bom, é necessário pelo menos mais duas pessoas para fazer o apoio para você e para o seu cavalo. Elas vão ajudar com o resfriamento do animal, com o controle do tempo, entre outras atividades que dificilmente você conseguiria executar sozinho. No entanto, você pode ser o único cavaleiro. Caso queira competir por equipe, aí sim, seria necessário pelo menos 3 cavaleiros.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que a gente responde. Tem mais dicas para quem quer começar? Compartilhe aqui também. Vamos ajudar o Enduro brasileiro a crescer ainda mais.