20.02.2017

5 curiosidades sobre o Hipismo

Conheça fatos interessantes sobre o esporte

O hipismo tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. São muitos os apaixonados pelas modalidades equestres que se interessam e buscam conhecer mais o universo encantador do cavalo.  

Aos que gostam de saber sempre mais e mais sobre este mundo, separamos alguns fatos interessantes sobre o hipismo. Dá uma olhadinha. 


1. Única competição mista das Olimpíadas
 

Poucos sabem, mas o hipismo é o único esporte olímpico que coloca homens e mulheres para competirem juntos, com provas mistas e em condições de igualdade. Um grande passo rumo à igualdade de gênero.  


2. Um esporte para todas as idades
 

O segundo competidor mais velho dos Jogos Olímpicos foi o cavaleiro austríaco Arthur Von Pongracz, que tinha 72 anos e 59 dias quando participou das Olimpíadas de 1936, em Berlim. Além disso, o hipismo registra também a mulher mais velha dos jogos, a amazona inglesa Lorna Johnstone, que com 70 anos participou das Olimpíadas de Munique, em 1972. 




3. Dando continuidade ao item anterior, uma das atletas mais jovens a participar de uma Olimpíada também é do hipismo e, ainda por cima, brasileira. A amazona Luiza Almeida, do Adestramento, disputou os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, quanto tinha só 16 anos. 



4. Olimpíadas em dois países
 

Os Jogos Olímpicos de 1956 aconteceram em Melbourne, na Austrália, e teve um fato inusitado: as provas de hipismo foram disputadas, na verdade, em Estocolmo, na Suécia. Isso porque o governo australiano ficou com medo de que seus animais fossem contaminados e impôs que todos os cavalos que fossem participar da competição ficassem em quarentena, longe de seus tratadores. O Comitê Olímpico Internacional, então, interferiu e decidiu que as provas seriam realizadas em outro lugar. 


 
​5. Recorde de Salto com Sela Lateral
 

Antigamente, as mulheres montavam de lado e com roupas muito elegantes. Essa tradição começou na antiga Grécia e se propagou, na idade média, para os países do Continente Europeu. Em 1915, a amazona Esther Stace bateu o recorde da época do Side Saddle Jumping (que em tradução literal significa Salto com Sela Lateral), pulando 1,98m. 

 

​Esther Stace no Sydney Royal Horse Show, em 1915
 

Sabe de alguma outra curiosidade e quer compartilhar com a gente? Envie para apoio@chevaux.com.br