05.01.2018

10 livros para treinar o seu cérebro e montar com mais confiança em 2018

Confira o texto escrito pela especialista em coaching para cavaleiros, Annette Paterakis

Em janeiro de 2016, fiz uma resolução de Ano Novo: queria ler com mais frequência e de forma mais consistente. Como eu sei que nenhuma resolução dá certo a menos que se torne um hábito, eu fiz um plano e comecei a ler todas as noites antes de dormir.

Isso resultou na minha leitura e audição de 23 livros em 2016 e até agora (13/01/2017), 27 livros em 2017. Além disso, também lancei meu próprio livro este ano – “Mantenha a calma e aproveite o passeio” - todos tem bons motivos para serem compartilhados neste top 10 de leituras para ajudá-lo a treinar seu cérebro.

1. Peak: Secrets from The New Science of Expertise, de Anders Ericsson
Direto ao Ponto: Os Segredos da Nova Ciência da Expertise

 

Talvez a pesquisa mais importante sobre o desempenho máximo tenha sido feita por um psicólogo sueco chamado Anders Ericsson. Ao longo da última década, alguns livros foram escritos sobre as descobertas de Ericsson, com o “Outliers” de Malcolm Gladwell sendo o mais famoso. No entanto, em “Peak”, Ericsson explica em suas próprias palavras como interpretar sua pesquisa e quais são realmente os fatores determinantes para o domínio e o sucesso.

2. Keep Calm and Enjoy the Ride, por Annette Paterakis
"Mantenha a calma e aproveite o passeio" – sem versão traduzida  

 
 

Este é o meu primeiro livro e um resumo do meu trabalho até agora. Eu procurei escrever um livro acessível e fácil de ler, para falar sobre a dificuldade psicológica de atingir o sucesso para cavaleiros de todas as idades e de diferentes contextos. Você aprenderá mais sobre a psicologia por trás do esporte e receberá dicas e exercícios para ajudar a implementar essas teorias em suas rotinas diárias.

3. Grit, de Angela Duckworth
Garra: O poder da Paixão e da Perseverança

 

Em seu bestseller, a psicóloga Angela Duckworth aprofunda o trabalho de Anders Ericsson e adiciona seus próprios estudos para responder a pergunta permanente: "Qual é o segredo da realização excepcional?" Sua conclusão, em poucas palavras, é que a conquista excepcional é uma combinação única de paixão e perseverança a longo prazo que ela chama de "garra".

4. How Champions Think: In Sports and in Life, por Dr. Bob Rotella
"Como os campeões pensam: Nos esportes e na vida"Sem versão traduzida

 

Dr. Bob Rotella escreveu muitos livros sobre tenacidade mental em relação ao golfe. Neste livro, no entanto, ele explora e analisa os traços de caráter mais importantes em atletas. Aplique estas características para si mesmo e você vai estar se preparando para o sucesso!

5. Open: An Autobiography, por Andre Agassi
Agassi

 

Tenho certeza de que muitos de vocês já leram esta obra-prima, mas para aqueles que ainda não o fizeram, essa autobiografia oferece uma visão impressionante da vida de um dos atletas mais bem-sucedidos e queridos da história. Para mim, a lição mais linda que revela é a importância de ter um "porquê" forte: um propósito verdadeiro e duradouro para fazer o que você está fazendo.

6. Mind Gym: An Athlete’s Guide to Inner Excellence, de Gary Mack
"Academia da Mente: Guia do Atleta para a excelência interna" – Sem versão traduzida

 

“Mind Gym” é um livro fácil de ler, mesmo que profundo sobre a psicologia do esporte e o poder da mente. Inclui 40 lições úteis, bem como anedotas inspiradoras.

7. Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges, de Amy Cuddy
O poder da presença: Como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança

 

Depois de sua comovente palestra no formato TED talk, Amy Cuddy decidiu traduzir os resultados da pesquisa em um livro e nele explica como podemos alcançar a "presença" - o estado em que deixamos de nos preocupar com a impressão que estamos fazendo nos outros e, em vez disso, ajustamos a impressão que fazemos sobre nós mesmos. No caso de você querer aprender como não se importar com o que outras pessoas pensam de você, leia este livro e fique confortável com sua própria presença poderosa.

8. The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and Business, de Charles Duhigg 
O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

 
 

Se você quer saber como transformar seus maus hábitos em bons, você definitivamente quer ler este livro. Ele explica claramente como nossos comportamentos, ações, decisões e até mesmo nossos pensamentos são todos influenciados por nossos hábitos e como temos a capacidade de mudá-los.

9. Bounce: Mozart, Federer, Picasso, Beckham and the Science of Success, de Matthew Syed
“A sacada”: Mozart, Federer, Picasso, Beckham e a ciência do sucesso" – Sem versão traduzida

 

No caso de você querer mergulhar mais profundamente no trabalho de Anders Ericsson e descobrir mais sobre o que realmente são os segredos para a melhoria e o sucesso, você deve ler “Bounce”. Aplique os princípios da prática deliberada e você verá melhorias estáveis em sua equitação e em seus resultados.

10. The Four Agreements: A Practical Guide to Personal Freedom, de Don Miguel Ruiz
"Os quatro acordos: um guia prático para a liberdade pessoal" - Sem versão traduzida

 

Finalmente, este livro é uma leitura obrigatória para aqueles que gostariam de melhorar suas relações com um cônjuge, parceiro, treinador, patrocinador ou pai. Aplique estas quatro simples e poderosas lições e você notará uma diferença profunda em como você pensa e age em cada encontro.

Com experiência no esporte de salto de obstáculos, Annette Paterakis é uma coach de performance, especializada no coaching psicológico para cavaleiros. Ela é apaixonada por trabalhar com cavaleiros para ajudá-los a entender melhor a mente e fornecer a estrutura para criar condições adequadas para atingir o máximo desempenho. Para mais informações sobre Paterakis, visite seu site.

//

Já leu algum destes livros? Compartilhe sua experiência com a gente pelo Facebook ou pelo apoio@chevaux.com.br.

Confira a publicação original.